N_RESTAUROS

Igreja das Carmelitas

19 de Dezembro, 2020

NOTA HISTÓRICO-ARTÍSTICA

A construção do Mosteiro de São João Evangelista, mais conhecido por Igreja das Carmelitas por ter pertencido às freiras Carmelitas Descalças, remonta ao início do século XVII quando D. Brites de Lara, viúva de Pedro de Médicis, mandou construir um paço para residência e, posteriormente, um convento. No entanto, as autorizações régias não lhe foram concedidas em vida e as obras prolongaram-se quase 200 anos até ao final do século XVIII, com profundas alterações no início do século XX com a destruição de parte das dependências conventuais.

A igreja tem planta retangular com uma fachada de grande sobriedade. No interior, talha dourada protobarroca, e o barroco joanino e rococó revestem as paredes e teto enquadrando um numeroso conjunto de pinturas: na capela-mor, com imagens da vida da Virgem e, no teto, cenas da vida de Cristo. No teto da nave, quarenta pinturas ilustrativas da vida de Santa Teresa. As paredes são ainda revestidas por painéis de azulejo atribuídos à oficina de António Vital Rifarto.

Imprensa

Projeto Igreja das Carmelitas
Proteção Monumento Nacional, classificado pelo Decreto 16-06-1910, DG nº 136, de 23 de Junho de 1910, com ZEP definida pela Portaria DG, 2ª Série, nº 11, de 13 de Janeiro de 1961
Localização Aveiro
Ano 2020
Serviço(s) Escultura, Talha, Pintura, Azulejo e Mobiliário
Estado Concluído
O conteúdo de N_RESTAUROS está protegido.